8.13.2007

OS ORIXAS

Orixá : Exú
Sincretizado com : Santo Antônio Data : 13 de Junho
Histórico
É uma falange que penetra em todos os ambientes da natureza. Sua vestimenta é de acordo com a vibração de origem, sendo que os das encruzilhadas vestem-se de vermelho e preto ou preto e amarelo; e os da porta do cemitério de preto e branco. Os ambientes mais específicos de Exu são as encruzilhadas de terra, portas de cemitérios e orlas marítimas descampadas. Suas bebidas são em geral: cachaça, conhaque, whisky e batidas diversas (masculinos); anis, champanhas e licores diversos (femininos). Suas flores são de todas as espécies, sendo a rosa vermelha a mais apreciada pelas Pombagiras. Sua imantarão é o Padé (farinha, dendê e cebola). Os Exus de Umbanda mais conhecidos são: Tranca-Ruas, Tiriri, Marabô, Pingafogo, Veludo e Rompe-Ferro, Pombagira, Sete Encruzilhadas e Gira-Mundo. Na Umbanda não se tem notícias de filhos de Exú.
Orixá : Iansã
Sincretizado com : Santa Barbara Data : 4 de Dezembro
Histórico
É o orixá dos ventos e tempestades, esposa de Xangô, protetora das virgens.Senhora do cobre, do benjoim e do quartzo rosa, das quartas-feiras.Sua moradia é no tempo e no bambuzal. Suas cores são: coral e branco. Suas comidas são: feijão fradinho e farinha de arroz, no dendê e acarajé. Sua libação são: sucos de cereja, framboesa e tamarindo
.
Orixá: Iemanjá
Sincretizado com : Nossa Senhora da Glória Data : 15 de Agosto
Histórico
É a divindade das águas salgadas, sendo que o termo Iemanjá significa "Mãe dos Filhos-Peixes". No Rio de Janeiro, simbolizando o nascimento do Ano Novo, é principalmente festejada nesta data, embora a Municipalidade tenha se assenhorado desta data e venha transformando uma festividade espiritual, antes expontânea, numa festa cada vez mais turística e profana que nada tem a haver com os Umbandistas. Suas principais oferendas são feitas à base de manjar branco, de Arroz-doce mole, de leite de côco. Sua libação pode ser feita com água de côco. Suas flores são a flor da laranjeira, as palmas e as orquídias brancas e azul claro. Sua essência odorífera é a do jasmim nardo. Seu metal é a Platina e sua pedra preciosa é a Água Marinha. Seu dia é a sexta-feira. Seu habitat é o mar, sobretudo nas praias de mar aberto e às lagunas salgadas.
Sua saudação é : Eparei, minha Mãe !!!
Orixá :Nanã
Sincretizado com : Nossa Senhora de Sant'Anna Data : 26 de Julho
Histórico
É uma divindade marcadamente africana conhecida como Nanã Buruquê. É a mais antiga das divindades da terra e da água, sobressaindo-se nos lagos e lama dos pântanos, sendo que o termo Nanã significa "Mãe". No Brasil, ela é conhecida como a Mãe do Orixá Obaluaiyê e sincretizada na figura sacra de Santa Ana, a avó de Jesus Cristo. Suas principais oferendas são feitas à base de berinjela, inhame, batata baroa e repolho roxo. Sua libação é feita de água pura com suco de uvas rosadas. Suas flores são todas de cor vermalha escura ou lilás. Sua essência odorífera é o limão. Seu metal é o Níquel. Sua pedra preciosa é a Ametista. Seu dia é a segunda-feira. Seu habitat são os lagos, pantanais e a Calunga Pequena (Cemitério).
Sua saudação é : Saluba Aiyê, Nanã
!!!
Orixá : Obaluayê
Sincretizado com : São Lázaro / São Roque Data : 17 de Dezembro
Histórico
Na Umbanda é a Entidade considerada como o Médico dos Pobres : o Senhor das Doenças e de suas Curas. Sua forma de apresentação como Obaluaiê significa o Dono da Terra e os Cemitérios estariam sob seu domínio ; como, Omulu significa o Filho da Terra e é o Senhor da ligação entre os Ancestrais e seus Descendentes vivos. Daí ele ser o Patrono dos "Pretos-Velhos" da Umbanda. Para alguns Terreiros, está sincretizado com a figura sacra católica de São Lázaro. Suas principais oferendas são feitas à base de milho, sendo a mais forte o Doburu (pipocas), também chamada de "as flores do Velho". Sua libação pode ser feita com vinho tinto ou café bem forte sem açúcar.Suas flores são todas aquelas de cores amarelas escuras e marrons. Sua essência odorífera é a do cravo vermelho. Seu metal é o Chumbo. Sua pedra preciosa é o ônix. Seu dia é a segunda-feira. Seu habitat é a Calunga Pequena (cemitérios).São várias as suas formas de apresentação : Sapatá, Xapamã, Xankpanã, Babaluaiê, Azoane, Ajagum e Avimage.
Orixá : Ogum
Sincretizado com : São Jorge Data :23 de Abril
Histórico
É o Orixá do calor, da força e da energia. Seu "habitat" é a mata fechada. Suas comidas mais fortes são a feijoada (três tipos de feijões) e o mingau forte (camarão, inhame, farinha, leite de coco e amendoim torrado); suas bebidas fortes são a cerveja e o "batizado" (anis, mel e água); sua flor é a "crista de galo"; sua pedra é o rubi; sua essência é a violeta; seu metal é o ferro; seu dia da semana é terça-feira; suas cores são branco, vermelho e prata. Seus falangeiros mais conhecidos são: Beira-Mar, Rompe-Mato, Megê, Sete Ondas, Iara e Matinata. Sua saudação é "Ogum, ê!".o
Orixá : Oxalá
Sincretizado com : Jesus Cristo Data :25 de Dezembro
Histórico
É o maior de todos os Orixás, Regente do Universo e de toda a Criação, por delegação direta de OLORUN ( conceito universal de Deus ).É o símbolo da pureza e do amor; orixá da criação; Senhor Supremo que vibra sobre todos os filhos da Terra. É o senhor do ouro, do aloés e do cristal de rocha. Seu dia da semana na Umbanda é domingo.Seu habitat são as praias e colinas desertas.Suas cores são o branco, o vermelho e o dourado; sua comida é a canjica branca com mel; é o senhor do ouro, do aloés e do cristal de rocha límpido.Existem duas formas de apresentação deste Orixá: Oxalufã (o Velho) e Oxaguiã (o Moço) mas, na Umbanda, não incorporam e sim os caboclos de sua Falange.Está sincretizado no conceito sacro católico de Jesus, o Cristo em todo o Brasil e na figura sacra católica de Nosso Senhor do Bonfim na Bahia.
Orixá : Oxossi
Sincretizado com : São Sebastião Data : 20 de Janeiro
Histórico
É o Orixá das matas fechadas, do milho verde em espiga ou seco a granel, da água de côco, do eucalipto, do girassol, do latão, do bronze, do sândalo, do calcite, das cores verde, vermelho e branco. É sincretizado em São Sebastião no Rio de Janeiro e São Jorge na Bahia.

Orixá : Oxum
Sincretizado com : Nossa Senhora da Conceição Data : 8 de deDezembro
Histórico
É a Cinda do amor e da prata, da angélica e da safira, do sábado. Sua moradia são: a cachoeira e as águas doces. Suas cores são: branco, azul-claro e amarelo (vibração oriental). Sua comida feijão fradinho, creme de arroz, ovos cozidos e o omolokum. Não existem qualidades.
Orixá : Oxumaré
Sincretizado com : São Bartolomeu Data : 24 de Agosto
Histórico
Comemora-se em 8 de dezembro pela grande afinidade com Mãe Oxum, existindo até um mito de ser o seu desdobramento. Mas é um orixá masculino representado pelo Arco-íris. É o "santo" do sábado, do latão, do berilo e da tangerina. Mora nas cachoeiras e nas águas correntes, principalmente após as chuvas. Usa as cores do arco-íris. Não existem filhos desse orixá .

Orixá : Xangô
Sincretizado com : São Jerônimo Data : 30 de Setembro
Histórico
É um Orixá que adota a mesma postura do Candomblé : Senhor da Justiça, dono das Pedreiras e Cachoeiras. Sua principal oferenda é o Amalá ( quiabo, saião, feijão fradinho, carne de peito e rabada). Sua libação é com cerveja amarga. Sua essência odorífera é a do morango. Seu metal é o estanho. Sua pedra preciosa é o jaspe. Suas cores são o vermelho e o branco. Seu habitat são as pedreiras e cachoeiras.
Sua saudação é : Kwô Kabiecilê !!!

Nenhum comentário: